12 Março, 2009

Chita Caracal Puma Leopardo das neves

A Chita é o animal terrestre mais rápido do mundo: a correr pode atingir uma velocidade de 110km/h! A Chita pode atingir a velocidade máxima de cerca de 112km/h em menos de três segundos, mais do que um carro desportivo. Chita serve-se da sua longa cauda para manter equilíbrio quando corre. Mas cansa-se muito depressa e só pode correr a essa velocidade durante 10 segundos.

O Caracal vive nas terras áridas da África e nas regiões secas e rochosas da Ásia. Ágil e furtivo, saltem na vertical para caçar aves, mas como também roedores e pequenos animais. As suas orelhas tufadas são muito sensíveis aos sons e revelam o seu estado de espírito.

Os Pumas são excelentes saltadores no salto em comprimento, conseguido saltar cerca de 12metros.As crias de pumas nascem com olhos azuis brilhantes e pelagem manchada; as manchas desaparecem ao fim de alguns meses. As crias são cegas e surdas até às três semanas.

O facto do leopardo das neves habitar na montanha faz com que passe muito tempo a trepar e a equilibrar-se nas rochas. Membros curtos e poderosos, musculosos de tórax e patas almofadas e peludas fazem dele um ágil trepador. Os leopardos das neves têm os filhotes na Primavera. Estes ficam com a progenitora durante o primeiro Inverno e depois partem à procura de um local para morar.